Weekly Shonen Jump ToC: Edição #11! [2011]

A Edição #11 compreende a semana de 7 à 13 de Janeiro de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #11

  1. Dois Sol 1 (Nova Série, Capa, 1° CP)
  2. One Piece 614
  3. Naruto 527
  4. Toriko 129
  5. Katekyo Hitman Reborn 325
  6. Bleach 436 (color)
  7. Gintama 342
  8. Bakuman 120
  9. Kuroko’s Basketball 105 (CP)
  10. Sket Dance 173
  11. Beelzebub 96
  12. Enigma 21 (CP)
  13. Inumaru dashi 121
  14. Medaka Box 86
  15. Kochikame 1684
  16. Nurarihyon no Mago 142
  17. Hokenshitsu no Shinigami 70
  18. Oumagadoki Doubutsuen 29
  19. LightWing 20

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.

Essa semana finalmente consegui terminar o tão esperado (ou não) post com a minha opinião sobre Medaka Box, e quem teve a curiosidade de clicar no “Continue” viu a bíblia que ficou. O mangá é denso por isso a quantidade grande de texto, se comparada a minha matéria de Bakuman. Somada à minha internet que no sábado funcionou a passo de formiga.

DOIS SOL. Nosso primeiro estreiante é um mangá de esportes, mais especificamente futebol. Novamente dei uma passada no Raw-Bunko para conferir o mínimo que se pode perceber de uma raw. Vou separar por pontos:

Arte: A arte do mangá não é nada exepcional mas também não chega a ser ruim. O que me incomodou é de alguns personagens terem rostos e cortes muito parecidos, além do traço ser um pouco simplista quanto às expressões faciais na minha opinião. Porém os cenários estão bem representados, e a sensação de movimento do mangá também está bem estruturada.

Personagens: Como falei achei os dois principais meio parecidos. O “craque” faz bem o estilo Luffy de ser, feliz com a vida, bobo, e carregando uma bola pra lá e pra cá. O que eu gostei, mesmo sendo meio clichezão, foi dele jogando com os pés descalços. O personagem também faz em certa parte, acrobacias na rua para ganhar uns trocados. Ele possuí algo pendurado no cabelo que parece um atrança de pano com um sol desenhado (daí o título?). O outro protagonista, mais sério, parece ser de alguma parte “administrativa” do futebol, possívelmente técnico, gostei disso.

História: Obviamente eu não sei nada de japonês como vocês já sabem, mas pelas imagens dá pra se tirar algumas conclusões. Bem, o que eu mais gostei como falei acima foi o ponto de vista técnico do futebol. Mesmo tendo lido gente dizer que isso não é novidade, eu nunca tinha visto. Pelo menos é algo que pode tirar o mangá da mesmisse dos outros títulos do genêro. A explicação das táticas ficou bem simpleszinha, e o enfoque inicial acabou sendo “como X é bom!”, e o aparente conflito do técnico mirim com os adultos que o subjulgam. Agora é esperar até algum scanlator pegar a série.

One Piece dessa vez não tem nenhum comentário especial. Naruto volta a segunda colocação, mas Toriko vem mordendo a segunda posição fortemente. Até aí nada demais, só pra alegria geral do pessoal fã de Reborn, ele está no Top5! E não só no Top5 mas na terceira colocação! *Imagina a Akira Amano mandando um FUCK YEA*

Bem o capítulo rankeado foi o 317, e não é que a Fúria de Enma fez os leitores votarem em KHR!? Bricadeiras à parte, pelo que vi da empolgação do pessoal, e da grandiosidade de como a autora conseguiu passar a magnetude da coisa, era um pouco de se esperar. Apesar que com o mangá nunca se sabe né, às vezes vejo o pessoal falando que foi estupendo, e o mangá acaba perto dos últimos. Tomara que a má fase tenha passado.

E esse povo não cansa de dar página colorida pro Bleach hein? Todo mundo já percebeu que o mangá vem caindo e já tá mais do que na cara a Shueisha tentando tapar buraco com página colorida, é parece que não vem funcionando. O ruim da PC foi não ver a colocação real de Bleach essa semana e saber se ele oficialmente saiu do top.

Gintama vem mantendo a boa fase, e Bakuman continua no Top 5. A saga atual está num patamar acima da rankeada, mas a Lovers Festa conseguiu captar os leitores afinal, principalmente pelas brigas, e pelo Hiramaru e as piadinhas.

Kuroko ganhou uma página colorida pra não ficar muito tempo sem. Sket e Beel se mantêm quase sempre na mesma, no meio, na calmaria. Beel, eu li que foi rankeado um arco de treinamento, o que não dá muito ibope.

Enigma. É a sensação. Algo mais a dizer? O mangá é bacana, e tem uma abordagem fora do shounen habitual, talvez por isso está indo tão bem. Pra quem acha (como eu) que  Enigma está muito bem tratado, eu li que Kuroko teve na média o mesmo tratamento, então não é algo tão anormal assim.

Eu fiquei feliz essa semana por Medaka. Se contássemos KochiKame ele estaria fora dos últimos 5, mas como ele normalmente não figura nas votações, Medaka está infelizmente na quinta colocação de cima pra baixo. Sobre a série eu finalmente falei tudo que tinha pra falar aqui. Sobre o capítulo rankeado foi o comecinho da luta Kujira x Shibushi, que como eu falei no outro post uma das lutas mais bacanas de todo o mangá. Se subiu um pouco quer dizer que os japoneses devem ter gostado, e espero que decole a partir daí. E com isso o CxC volte a fazer a tradução regularmente, porque Medaka tem potencial até pra CdM, de tanta profundidade, dava pra encher um post fácil por semana.

O trio dos últimos formado por Nurarihyon, Shinigami, e Oumagadoki está na de sempre, fazendo uma dança das cadeiras entre si. Desses já falei 162351563 vezes e reforço, simpatizo com Ouma, só de olhar pras capas dos tankobons eu fico com vontade de ler, mas não é prioridade.

Light-Sem-Wing nada o que dizer… Condenado por DOIS SOL.

Próxima: Edição #12!

  • Capa: Meruhen Ouji Grim por Watanabe Kizuku (Nova Série, 1° CP)
  • CP: DOIS SOL, ???, ???

Dessa vez não vi em nenhum lugar as infos da próxima edição. O que dá pra deduzir é isso daí. Como tradição capa para uma nova série, assim como a página colorida da frente, e uma colorida para o segundo capítulo de DOIS SOL. Quem eu gostaria de ver na CP da edição #12? Medaka Box, Oumagadoki ou Bakuman. MAs duvido que isso aconteça, é chutar o balde demais XD

Essa semana o post foi pequeno comparado a outra, mas não tinha muita coisa a dizer além da nova série, que só iremos ter impressões reais quando algum fansub fizer a scan. Até a próxima semana, e pergunta alguém conseguiu ler o post de Medaka todo? Por dois motivos acho difícil: 1- 4300 palavras; 2- Acho que quase ninguém está pau-a-pau com o CxC.

Isso também pode lhe interessar

60 Comentários

  1. Pô, eu li todo o post de Medaka, sim. o.o E acho que vai subir! Essa luta é FODA. Quero ver o que vão achar do poder da Kujira. É muito apelão. XD E ainda ponho fezinha em Dois Sol. Vou conferir se algum scanlator pegar. =]

  2. Há! Toriko enfiou o pé na 2º/3º posição e não sai mais de lá xD Só com isso fico feliz demais!!!
    KHR subiu, e deve ser manter nessas posições, já que vamos começar a sentir o efeito “Hibari”.
    CP bem sem gracinha de Bleach, desperdicio na minha opnião, Kubo podia ter feito algo no nivel das que sairam com o Hell Chapter.
    Bom, Enigma começou a cair e parece que Jump ta tentando fazer de tudo para ele se manter. Pow já fora quantas cps desde que Enigma foi lançado? Jump investindo bastante.
    Beel e Sket nas posições normais.
    NuraMago… apesar de ir mal nesses ultimos tempos na ToC, para mim não tem chances de cancelamento, alias quando esses ultimos capitulos serem rankeados, Nura vai subir facil facil (pelo menos eu acho =p).
    .
    .
    Sobre a máteria da Medaka Box, eu só li metade por foi até onde eu acompanhei o mangá, apesar de não gostar muito da serie, preferir não ler toda matéria para não tomar spoiler e terminar de ler ela o

  3. Bah,bato palmas de pé para Bakuman esse arco do Nanamine tá muito bom…(mas eu quero mais que o Nanamine se Folda)!

    Beel não tenho muito o que falar mas esse arco de treinamento tá bom e muito engraçado a parte em que eles jogam video-game é das melhores(que mente esse autor tem pra criar um jogo desses…).

    Bleach já to cansado de ler…(minha nossa um mangá bom que nem ele,se tornou aquela porcaria)

    Medaka você me convenceu a ler…
    Como o KonSama também me convenceu a ler Beelzebub.

    Mas você não deveria diminuir um capitulo das séries no ranking?
    Eu acho que o Rankeado de Bakuman foi o 119,e assim por diante em todas as séries…

    1. Os números do lado são os capítulos da edição, e estes estão certinhos. Eu já li esse 120 de Bakuman até. rankeado é naquele esquema 120-8= 112, lembra?

    2. Ahh.. . . . Acho que o autor de Gintama já utilizou bastante essas ideias dos personagens jogando videogame……..
      Mas Beelzebub tão muito engraçado com isso, to curioso para saber como vai ser esse negocio dos video games.

  4. Eu li o post sobre Medaka Box inteirinho. Sei lá , há um tempo atrás eu dropei o mangá, logo depois do começo do arco com o Kumagawa, depois que eu vi a mãe lolita do Zenkichi e vi que o mangá saiu completamente do que ainda pode ser considerado humano eu dropei. Como aqui não é o post, não vou falar muito, mas como li comentários falando que vale a pena( incluindo o seu Rackor e da Dakini) eu voltei a ler( to lendo agora mesmo ^^) e vou ver se continuo com o mangá.

    Agora. É percebível de fato o esforço da Shueisha para “levantar” Bleach. Dando TANTAS paginas coloridas. Só o tempo diz se o mangá se recupera, mas acredito que sim.

    Bakuman esta bem, OHH! Muito bem. Não estou gostando desse novo arco com o novo mangaka falso, mas gostei de ver que o Mashiro cresceu(mentalmente) e resolveu dar tempo ao tempo para adquirir alguma experiência. Legal isso.=D

    Beelzebub esta…Legal, digo, não esta empolgando muito, mas esta bom e ainda esta na época de treinos e tal, as lutas devem começar logo e provavelmente ele deve subir no rank. As próximas lutas prometem muito.*-*

    Por ultimo…Reborn subiu!!! AEEHHH! Finalmente! O capitulo rankeado foi o da furia (chilique) do Enma certo? Se for então apartir daqui o manga já melhora muito. As lutas melhoram e começa a desenvolver a trama( antes tarde do que nunca). KHR! deve se manter bem agora, apesar que não entendo mesmo a cabeça dos japas.XP

  5. Eu não li a matéria de Medaka toda pra não levar muito spoiler sobre a série. Vou ser se depois eu dou um jeito de retomar a leitura e tentar mais uma vez simpatizar com a série.
    E na boa, pra Bleach receber tanta página colorida, o Kubo deve cagar as páginas e elas caem na mesa do editor pelo encanamento, só pode!

    Quanto à DOIS SOL, conheço algumas pessoas que leram e falaram que o mangá é bem fraco, parecendo uma mistura de Giant Killing com Light Wing. Ponho fé na estreia da próxima semana, a jump tá precisando de um bom Gag manga desde o fim de Jaguar ano passado (morro de saudades da série)

    BTW, Toriko orgulhando como sempre, meu segundo mangá favorito da Jump atual (junto com OP)

  6. nenhuma surpresa no ranking a não ser pelo fato de Reborn aparecer de novo no Top 5 com um capitulo ranckeado que eu achei no máximo regular e apesar de não ler Bleach(ainda) bem que eu queria ver se não fosse a página colorida em qual posição no ranking ele iria ficar apesar de que pelas ultimas tocs creio que estaria na mesma posição em que os editores botaram no ranking dessa semana

  7. Engraçado o fato da CP de Bleach não ser tão colorida. xD

    E poxa, se Beel não subiu durante a parte mais foda do mangá, agora é que ele não sairá do meio. Os últimos 3, 4 capítulos foram só pra encher linguiça… Bem, não é tão ruim que a série seja sucesso de meio de ToC. Dessa forma os editores da Jump não tentarão transformá-la em uma série infinita, e aí o autor terá mais liberdade pra trabalhar.

    E minha nossa, que nome escroto é “Dois Sol”. Não que “Dois Sóis” ficasse legal, mas o autor parece que usou o Google Translate. .-.

    1. É verdade XD DOIS SOL ao invés de DOIS Sóis, mas foi como eu li no manga helpers, se os japas esculacham inglês que é bem mais conhecido e usual, por que não errariam no português? Faz sentido XD

    1. Cara eu não sou do Portallos…
      é maneiro sim.
      E sim vale a pena pelo seu humor escrachado e seus personagens simpaticos,bem desenvolvidos e seu humor de vez em quando meio non-sense mas que ao mesmo tempo te faz rir muito(melhores personagens são a Kagura eo Gintoki…)
      acredito que ninguém no Portallos leia Gintama(porque se não já teriamos um post sobre ele eu acho…).

    2. Como o Dhieferson, não sou do Portallos.
      Mais eu acho que vale a pena ler Gintama sim, existem muitas situações engraçadas.
      O protagonista Gintoki é hilário e muito carismático.

    3. O que me desanima a ler Gintama são os quadrizilhões (tá nem é tanto) de capítulos de um Gag mangá. Se não tivesse hypeado com os outros mais curtos, mais shounens e mais convidativos leria com certeza! Até porque pra quem gosta da JUMP no geral as referências são um prato cheio!

  8. “Enigma. É a sensação.”

    Blergh.. xD
    E o capítulo rankeado de Medaka não foi o 78?
    Comecinho da luta da Naze nada, não já é a da Mukae?

    Li Sket Dance 0 e 1 e não consegui gostar.
    Agora só quero ver como é Toriko e alcançar One Piece, Gintama e Bakuman.

      1. O único mangá de vida-escolar que não me deu náuseas foi Sket Dance. xD O autor é criativo demais, ele consegue trabalhar com diversos gêneros dentro do mangá: ação, comédia, drama, mistério e etc. Continuem lendo, não vão se arrepender.

          1. Para mim, não tem um ponto definido onde ele melhora. Os primeiros volumes são mais voltados pra comédia, mas depois fica alternando com arcos mais sérios (E estes se dividem em ação, drama, entre outros). Por isso Sket é legal, nunca cai na mesmice e todos os arcos mantêm um bom nível.

        1. Eu não sei não,pra mim Sket só é mais um mangá que não vou ler porque não gostei e pronto…

          Esse mangá eu li o primeiro capitulo e me pareceu muito com Gintama em termo de dois personagens e também pela comédia dele que não gostei mas é só isso…

          Quando sair o anime dele eu assisto concerteza(não assisto Gintama com muita freqüência…)

          1. Mas a semelhança com Gintama só fica no jeitão de alguns personagens mesmo. Sket também tem piadas com relação a cultura japonesa, mas não são tão difíceis de entender como as de Gintama. São mais sutis, digamos assim.

            Mas não quero te forçar a ler, também tem mangás que eu não fui com a cara e nunca vou ler (Medaka Box). xDD

        2. realmente o ponto forte de Sket dance pra mim essa versatilidade que o autor tem com estilos e que sempre me faz gargalhar(com exceção dos arcos que contam parte do passado dos protagonistas que são surpreendentemente tristes)

  9. Caramba, muito feliz porque Reborn e Toriko estão lá no Top5, One Piece será eterno como o primeiro da Jump sempre, Naruto acredito que fique em segundo lugar até a série acabar, Reborn ficará subindo e descendo até o seu final, Toriko tem tudo para ocupar o lugar de Naruto de segundo lugar em um futuro…
    A Jump está cheia de bons mangás. Queria muito que D.Gray Man fosse semanal para sair nas votações, será que Bleach perderia alguns votos ? Comecei a ler Enigma e estou adorando, acho que está merecendo a posição, o próximo que lerei é Medaka XD

    1. Olha, nas ToCs da Jump Square, D.Gray-Man geralmente tá lá em baixo. E pra ser sincero, isso é merecidíssimo. Assim como Bleach, DGM caiu muito em questão de qualidade.

      1. E em traço também, parece até que a Hoshino morreu e deixou os assistentes fazendo o mangá… =/ (olha que eu nem acompanho a série e já percebo pelas capas dos volumes e dos capítulos)

        1. Ah é, tinha esquecido desse detalhe. Tem uns malditos quadros que eu nem consigo entender o que ela desenhou. Parece até que ela já se encheu do mangá.

          1. Veja pelo lado bom: Você pode parar de comprar antes que seja muito tarde. Mas, aconselho que você procure os scans e tire suas próprias conclusões sobre a série (Mesmo que TODOS digam que tá ruim xD).

          2. hahahah XD
            Desculpa, mal aí te desanimar! 8P

            Mas olha! A série é realmente muito boa ao menos nessa parte que a Panini está lançando, você pode continuar sem se arrepender até mais ou menos o volume 19, é a partir daí que migra para a Jump Square e começar a ficar ruim… daí fica a seu mérito se continua ou não…

          3. Terei que continuar tenho mania de ter que terminar minhas coleções, por pior que seja, se ele me divertir está bom por R$9,90 XD

      2. Nem sabia que tinha ToCs na Jump Square, vou dar uma olhada.
        Eu não acompanha D.Gray Man só leio os bimestrais da Panini então nem sei se a qualidade vem caindo.
        Valeu pela informação XD

        1. Nem sabia que tinha ToCs na Jump Square, vou dar uma olhada (2)

          ARGH! Acabei de ler o 203 e infelizmente tenho que concordar…
          A qualidade de DGM está no fundo do poço. E isso, porque a arte dela era foda desde o início do mangá, e o traço estava perfeito nos volumes que a Panini está lançando agora.
          Depois que passou para a Jump Square só foi caindo, a historia também… :/
          (Me sinto mal, porque já foi meu mangá favorito…)

      1. hahahaha aproveitando o do Galchin XD
        Também gostei do CdM, também não pude comentar, mas achei o máximo!

        E sinto curiosidade em ler esse Light Wing, o que será que acontece pra ficar sempre em último?

        1. Muito obrigado aos dois! E a todos que me apoiaram nesse post!
          É muito mais dificil que eu pensei rsrsrs
          E a ideia do Thiago é otima! Vai ser muito legal ver CdM de leitores do blog, é uma visão diferente! =D

          I.B, é isso que penso tbm, como pode sempre ficar em ultimo rsrsrs, deve ser uma draga das dragas!!!!

        2. Mesmisse provavelmente é o mal de Light Wing. É esse é um dos problemas mais comuns hoje em dia… E é quase crônico em mangás de esporte atuais…

  10. alguem pode passar o ToC da jump square? faz bastante tempo que eu não leio D.Gray-Man, foi tenso ler os comentários de que a qualidade caiu D:

    1. Essa é a ToC mais recente:

      Gate 7 (Cover, Lead CP, New Series)
      Ao no Exorcist
      Shimai to Bushi to Hagoromo Mizugi (One Shot)
      To Love-Ru Darkness (CP)
      Kakkokawaii Sengen!
      Kure-nai
      Gag Manga Biyori
      Shin Tennis no Oujisama
      Rosario to Vampire Season II
      Mitokon
      Tegami Bachi
      Binbougami ga!
      Parman no Jounetsuteki na Hibi
      Crematica Kutsuya (CP, One Shot)
      Shiki
      Teiichi no Kuni (Special Chapter)
      Kekkai Sensen (Special Chapter)
      Donten・Prism・Solar Car
      Examurai
      Shonbori Onsen
      D.Gray-man
      Claymore
      Luck Stealer (CP)
      Embalming
      Houkago no Oujisama
      Gekka Bijin
      Karakuridouji Ultimo

        1. Não acompanho o Toc da Square , mas vendo esse eu não fico surpreso em ver o Ao no Exocist em segundo. Esse manga é bom demais.XP

          Qual é a posição dele geralmente? Alguem sabe dizer? Fiquei curioso.=D

      1. Nosssa! Claymore está atrás de D. Gray Man?!?!
        Estranho, todo mundo me fala tão bem desse mangá… Será que está numa fase ruim?
        (Eu nunca li, mas todo mundo que lê vive recomendando…)

        1. Tem MdQ de Claymore no Portallos, vê lá e pensa se vale a pena XD
          Eu particularmente assisti uns episódios no Ressaca Friends, gostei um pouco, mais no momento estou ocupado com outras séries.

      2. Desde que me entendo por gente estão na SQ Jump:
        Shin Tennis no Oujisama
        Rosario to Vampire Season II

        Quero ler:
        Kure-nai
        Tegami Bachi
        Ao no Exorcist

        E o fim tá uma festa de autores consagrados hein… OMG…

  11. nemhuma surpresa o bakuman caiu algumas posiçoes mais deve ser so por causa do arco do mangaka falso que nao gostei muito o resto esta tudo normal,mesmo que eu ache que one piece vai subir pra 1• e bleach pra 3 ou 2,naruto provavelmente so esta na posiçao agora por que começou a ficar interresante mai se enrolar de mais vai cair posiçoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.