Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #11! [2011]

A Edição #11 compreende a semana de 7 à 13 de Janeiro de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #11

  1. Dois Sol 1 (Nova Série, Capa, 1° CP)
  2. One Piece 614
  3. Naruto 527
  4. Toriko 129
  5. Katekyo Hitman Reborn 325
  6. Bleach 436 (color)
  7. Gintama 342
  8. Bakuman 120
  9. Kuroko’s Basketball 105 (CP)
  10. Sket Dance 173
  11. Beelzebub 96
  12. Enigma 21 (CP)
  13. Inumaru dashi 121
  14. Medaka Box 86
  15. Kochikame 1684
  16. Nurarihyon no Mago 142
  17. Hokenshitsu no Shinigami 70
  18. Oumagadoki Doubutsuen 29
  19. LightWing 20

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.

Essa semana finalmente consegui terminar o tão esperado (ou não) post com a minha opinião sobre Medaka Box, e quem teve a curiosidade de clicar no “Continue” viu a bíblia que ficou. O mangá é denso por isso a quantidade grande de texto, se comparada a minha matéria de Bakuman. Somada à minha internet que no sábado funcionou a passo de formiga.

DOIS SOL. Nosso primeiro estreiante é um mangá de esportes, mais especificamente futebol. Novamente dei uma passada no Raw-Bunko para conferir o mínimo que se pode perceber de uma raw. Vou separar por pontos:

Arte: A arte do mangá não é nada exepcional mas também não chega a ser ruim. O que me incomodou é de alguns personagens terem rostos e cortes muito parecidos, além do traço ser um pouco simplista quanto às expressões faciais na minha opinião. Porém os cenários estão bem representados, e a sensação de movimento do mangá também está bem estruturada.

Personagens: Como falei achei os dois principais meio parecidos. O “craque” faz bem o estilo Luffy de ser, feliz com a vida, bobo, e carregando uma bola pra lá e pra cá. O que eu gostei, mesmo sendo meio clichezão, foi dele jogando com os pés descalços. O personagem também faz em certa parte, acrobacias na rua para ganhar uns trocados. Ele possuí algo pendurado no cabelo que parece um atrança de pano com um sol desenhado (daí o título?). O outro protagonista, mais sério, parece ser de alguma parte “administrativa” do futebol, possívelmente técnico, gostei disso.

História: Obviamente eu não sei nada de japonês como vocês já sabem, mas pelas imagens dá pra se tirar algumas conclusões. Bem, o que eu mais gostei como falei acima foi o ponto de vista técnico do futebol. Mesmo tendo lido gente dizer que isso não é novidade, eu nunca tinha visto. Pelo menos é algo que pode tirar o mangá da mesmisse dos outros títulos do genêro. A explicação das táticas ficou bem simpleszinha, e o enfoque inicial acabou sendo “como X é bom!”, e o aparente conflito do técnico mirim com os adultos que o subjulgam. Agora é esperar até algum scanlator pegar a série.

One Piece dessa vez não tem nenhum comentário especial. Naruto volta a segunda colocação, mas Toriko vem mordendo a segunda posição fortemente. Até aí nada demais, só pra alegria geral do pessoal fã de Reborn, ele está no Top5! E não só no Top5 mas na terceira colocação! *Imagina a Akira Amano mandando um FUCK YEA*

Bem o capítulo rankeado foi o 317, e não é que a Fúria de Enma fez os leitores votarem em KHR!? Bricadeiras à parte, pelo que vi da empolgação do pessoal, e da grandiosidade de como a autora conseguiu passar a magnetude da coisa, era um pouco de se esperar. Apesar que com o mangá nunca se sabe né, às vezes vejo o pessoal falando que foi estupendo, e o mangá acaba perto dos últimos. Tomara que a má fase tenha passado.

E esse povo não cansa de dar página colorida pro Bleach hein? Todo mundo já percebeu que o mangá vem caindo e já tá mais do que na cara a Shueisha tentando tapar buraco com página colorida, é parece que não vem funcionando. O ruim da PC foi não ver a colocação real de Bleach essa semana e saber se ele oficialmente saiu do top.

Gintama vem mantendo a boa fase, e Bakuman continua no Top 5. A saga atual está num patamar acima da rankeada, mas a Lovers Festa conseguiu captar os leitores afinal, principalmente pelas brigas, e pelo Hiramaru e as piadinhas.

Kuroko ganhou uma página colorida pra não ficar muito tempo sem. Sket e Beel se mantêm quase sempre na mesma, no meio, na calmaria. Beel, eu li que foi rankeado um arco de treinamento, o que não dá muito ibope.

Enigma. É a sensação. Algo mais a dizer? O mangá é bacana, e tem uma abordagem fora do shounen habitual, talvez por isso está indo tão bem. Pra quem acha (como eu) que  Enigma está muito bem tratado, eu li que Kuroko teve na média o mesmo tratamento, então não é algo tão anormal assim.

Eu fiquei feliz essa semana por Medaka. Se contássemos KochiKame ele estaria fora dos últimos 5, mas como ele normalmente não figura nas votações, Medaka está infelizmente na quinta colocação de cima pra baixo. Sobre a série eu finalmente falei tudo que tinha pra falar aqui. Sobre o capítulo rankeado foi o comecinho da luta Kujira x Shibushi, que como eu falei no outro post uma das lutas mais bacanas de todo o mangá. Se subiu um pouco quer dizer que os japoneses devem ter gostado, e espero que decole a partir daí. E com isso o CxC volte a fazer a tradução regularmente, porque Medaka tem potencial até pra CdM, de tanta profundidade, dava pra encher um post fácil por semana.

O trio dos últimos formado por Nurarihyon, Shinigami, e Oumagadoki está na de sempre, fazendo uma dança das cadeiras entre si. Desses já falei 162351563 vezes e reforço, simpatizo com Ouma, só de olhar pras capas dos tankobons eu fico com vontade de ler, mas não é prioridade.

Light-Sem-Wing nada o que dizer… Condenado por DOIS SOL.

Próxima: Edição #12!

  • Capa: Meruhen Ouji Grim por Watanabe Kizuku (Nova Série, 1° CP)
  • CP: DOIS SOL, ???, ???

Dessa vez não vi em nenhum lugar as infos da próxima edição. O que dá pra deduzir é isso daí. Como tradição capa para uma nova série, assim como a página colorida da frente, e uma colorida para o segundo capítulo de DOIS SOL. Quem eu gostaria de ver na CP da edição #12? Medaka Box, Oumagadoki ou Bakuman. MAs duvido que isso aconteça, é chutar o balde demais XD

Essa semana o post foi pequeno comparado a outra, mas não tinha muita coisa a dizer além da nova série, que só iremos ter impressões reais quando algum fansub fizer a scan. Até a próxima semana, e pergunta alguém conseguiu ler o post de Medaka todo? Por dois motivos acho difícil: 1- 4300 palavras; 2- Acho que quase ninguém está pau-a-pau com o CxC.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.